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TIRANDO AS DÚVIDAS SOBRE O USO DO "SE"
SE = Índice de indeterminação do sujeito ou Partícula apassivadora O sujeito indeterminado se dá quando não podemos identificar o sujeito....
quarta-feira, 6 de junho de 2018
segunda-feira, 14 de maio de 2018
TIPOS DE SUJEITO
Sujeito e predicado – O
primeiro grupo natural corretamente identificado exerce uma função
sintático-semântica chamada SUJEITO, e o segundo grupo exerce outra função
sintático-semântica chamada PREDICADO.
Sujeito Predicado
Os homens
desejam a paz.
Eu trabalho como professor.
Muitas crianças viram os pássaros
O bom filho compreende
o esforço dos pais
O sol é um astro luminoso.
Tipos
de sujeito
Sujeito
simples e composto
Dependendo do núcleo, o sujeito pode ser simples ou
composto. É simples quando possui um só núcleo. Como em: “Uma vaca vivia
pastando à vista de todos”. Pode ser composto, quando possui mais de um
núcleo. Como em: “Bois, vacas e cabritos andavam misturados.” É possível
perceber que no sujeito
simples “vaca” é o núcleo, já no sujeito
composto, os núcleos são: bois, vacas e cabritos.
Sujeito
elíptico, oculto, subentendido ou desinencial
Às vezes, por questões estilísticas ou até mesmo
por questão de precisão o sujeito simples não aparece expresso na oração, mas
pode ser facilmente identificado
pela desinência
verbal. Como no exemplo: (Eu) estive com você ontem pela
manhã. Ou então em: (Nós) comemos muito. Esse tipo de
sujeito também é conhecido como oculto,
desinencial ou implícito na desinência verbal.
Sujeito
determinado e indeterminado
Em relação à possibilidade de ser identificado ou
não, o sujeito pode ser determinado
ou indeterminado.
Assim, o sujeito é determinado quando é possível
reconhecer gramaticalmente o sujeito da oração; é o que ocorre com o sujeito
simples e o sujeito composto vistos anteriormente. Mesmo o sujeito implícito na
desinência verbal é um sujeito determinado. O sujeito é indeterminado quando a
informação contida no predicado refere-se a um elemento que não se pode (ou não
se quer) identificar. Como por exemplo:
(?) Falaram muito bem
de você na reunião de ontem.
(?) Acredita-se na
existência de vida fora do planeta de Terra.
É importante destacar que, quando o sujeito é
representado por um pronome substantivo indefinido, não devemos classificá-lo
como indeterminado, mas como sujeito simples (portanto, determinado):
Alguém pegou meu
caderno.
Algo acontece no
bairro.
Podemos observar que “Alguém” e “Algo”
são pronomes substantivos indefinidos.
O sujeito será indeterminado nas seguintes
situações:
Quando o
verbo estiver na terceira pessoa do plural e não há sujeito expresso na oração
nem é possível identificá-lo pelo contexto. Temos como exemplo: (?)
telefonaram para você.
Quando
o verbo estiver na terceira pessoa do singular, seguido de índice de
indeterminação do sujeito "se". Temos como exemplo:
(?) precisa-se de empacotadores ou anda
(?) acredita-se na existência de vida extraterrestre.
Vale
lembrar que a palavra
"se" pode desempenhar várias funções na oração. É
fundamental perceber que, quando ocorre apassivador "se", não temos
caso de sujeito indeterminado, mas de sujeito determinado, expresso na oração,
com verbo na voz passiva sintética. Como em:
Quebrou-se a vidraça – A vidraça foi quebrada.
No
caso se é um pronome apassivador, já que quem quebra, quebra alguma coisa.
Oração
sem sujeito
Temos
a oração sem sujeito quando
a informação veiculada pelo predicado não se refere a sujeito algum. Ocorre com
os verbos impessoais, a saber:
Verbos
que exprimem fenômenos naturais (chover, anoitecer, relampejar, nevar,
trovejar, amanhecer e etc.).
Choveu muito no Rio de
Janeiro.
Anoitece mais tarde hoje.
É
importante lembrar que, se o verbo exprimir fenômeno natural em sentido
figurado, haverá sujeito. Como no exemplo:
Choveram reclamações contra aquela marca. (Reclamações
é o sujeito).
Os
verbos fazer, ser, estar na indicação de tempo cronológico ou clima.
Faz dois anos que ele saiu.
É uma hora.
O
verbo haver no sentido de existir ou indicando tempo transcorrido.
Havia cinco alunos naquela sala.
Há dois meses não converso com meus colegas.
O
verbo existir não é impessoal. Logo, ele possuirá sujeito expresso na oração,
concordando normalmente com ele.
Existiam
quatro pessoas interessadas na vaga → “quatro pessoas interessadas na vaga”, é
portanto, o sujeito da oração.
Os verbos impessoais e a questão da concordância
Os
verbos impessoais (com exceção do verbo ser) devem ficar sempre na terceira
pessoa do singular. Logo, na linguagem culta e na norma padrão, devemos sempre
dizer:
Havia muitos carros na rua.
Faz cincos anos.
Inclusive,
é válido destacar que, quando um verbo auxiliar se junta com um verbo
impessoal, esse também deve ficar no modo singular:
Pode haver muitos carros na rua
Vai fazer cinco anos.
https://www.infoescola.com/portugues/tipos-de-sujeito/
terça-feira, 8 de maio de 2018
terça-feira, 1 de maio de 2018
Dissertação para estudos - leitura e reescrita
ALuno: Gabriel Lucas Serie: 3 ° A Turno: Noite
Redação: Os
Problemas para a adoção e apadrinhamento de crianças e adolescentes no Brasil
Apesar dos avanços relacionados à
adoção no Brasil, ainda existem vários desafios a serem discutidos. Nesse
contexto, questões raciais e de faixa etária são graves problemas sociais, que
dificultam esse processo.
Estudos apresentam que para cada criança na fila de adoção, existe um
casal disposto a adotar, contudo a maior parte dos casais tem preferência por
crianças menores de 1 ano de idade, todavia 80% daqueles dos que estão na fila
são maiores de 5 anos.
Outro fator relevante que prejudica o processo de adoção é a questão
racial, pois a maior parte das crianças aptas a serem adotadas é negra (que no
Brasil representa a etnia de maior vulnerabilidade social) e aqueles que buscam
adotar têm em sua preferência crianças brancas.
Para que este processo torne-se mais eficaz é imprescindível a
intervenção do ministério da justiça, promovendo campanhas com palestras e
cartilhas disseminando que as crianças maiores de 5 anos e também
afrodescendentes são tão merecedoras de um lar e tão amáveis como qualquer
outras, isso tudo faria com que se diminuísse as enormes filas de adoção e mais
crianças possam ser amadas por quem tem bastante amor a dar, que estão
dispostos a dar-lhes um futuro melhor e além de tudo uma família.
quarta-feira, 11 de abril de 2018
Uma dissertação para servir de modelo
A introdução deve apresentar a tese.
"Ontem simples, fortes,
bravos. /Hoje míseros escravos, /Sem luz, sem ar, sem razão." Castro
Alves, em seu Navio Negreiro, faz uma síntese da situação do negro escravo no
século XIX. Em tempos modernos, o poeta condoreiro,
apaixonado defensor de minorias, também teria inspiração para versos como
esses, pois, no Brasil, pessoas são submetidas a trabalhos forçados, devido, principalmente,
ao grande número de miseráveis e à impunidade.
Os próximos parágrafos tratam dos argumentos aqui separados em cores diferentes
Sexo
masculino, analfabeto
funcional, oriundo das áreas mais pobres do País, paupérrimo: esse é o perfil
do trabalhador escravo do Brasil atualmente, de acordo com o Atlas
do Trabalho Escravo no Brasil. Facilmente aliciado por salários impossíveis de serem
oferecidos em sua terra natal, esse trabalhador é levado, geralmente, para
lugares longínquos do País. Lá, são mantidos por suas dívidas com transporte,
alimentação e moradia, tudo sob ameaça de capatazes. Mas, evidentemente, isso
só acontece porque ainda há, no Brasil, cerca de 8,5% da população na linha de
extrema pobreza.
Além disso, a legislação é ainda ineficiente
quanto à punição do explorador, que detém poder e dinheiro. A prova é que quase
metade dos empregadores incluídos na chamada "lista suja" do trabalho
escravo, do Ministério do Trabalho e Emprego, ainda não responde pelo crime na
Justiça. E, quando responde, são aplicadas penas alternativas, o que faz com
que, evidentemente, a situação se agrave. Ademais, a corrupção e, em alguns
casos, a coerção dos fiscais protela o cumprimento dessa lei, que tem como forma
de punir a reclusão por dois até oito anos.
A conclusão deve apresentar proposta de intervenção no formato já discutido em outras postagens do blog.
Sendo assim, nesse cenário, é preciso que o poder público, instituições privadas e
filantrópicas invistam em planos realmente
eficientes contra a miséria, por meio dos quais as pessoas tenham acesso,
principalmente, à educação de qualidade. Dessa forma, essas pessoas poderão
conseguir empregos decentes, os quais darão condições de se conquistarem os
direitos mais básicos, como alimentação e saúde. Além disso, uma legislação
possível de ser posta em prática é imprescindível, ainda mais se acompanhada da
consciência política da população de que deve, sim, fiscalizar e denunciar os
exploradores. Só assim, os navios negreiros modernos não precisarão de Castros
Alves para serem cantados.
quinta-feira, 5 de abril de 2018
terça-feira, 27 de março de 2018
SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM
INFORMAÇÕES OBTIDAS DO MANUAL DE REDAÇÃO DO ENEM DISPONIBILIZADO PELO INEP
CARTILHA DO PARTICIPANTE 2017
A prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Nessa redação, você deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Você deverá, também, elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.
• Quem vai avaliar a redação?
O texto produzido por você será avaliado por, pelo menos, dois professores, de forma
independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro.
• Como a redação será avaliada?
Os dois professores avaliarão seu desempenho de acordo com os seguintes critérios:
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2:
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3:
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4:
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5:
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
• Quais as razões para se atribuir nota zero a uma redação?
A redação receberá nota zero se apresentar uma das características a seguir:
- fuga total ao tema;
- não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
- extensão de até sete linhas;
- cópia integral de texto(s) motivador(es) da proposta de redação e/ou de textos motivadores apresentados no caderno de questões;
- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
- parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
- assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;
- texto integralmente em língua estrangeira;
- desrespeito aos direitos humanos;
- folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
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